Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

A revitalização de parques em bairros é tema debate no Legislativo

Os vereadores e assessores se reuniram nesta quinta-feira (15) com o secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, para debater o projeto que destina mais de R$ 1 milhão para as ações de implantação e manutenção do Parque Estadual Vitório Piassa. O projeto deveria ser votado na sessão de quarta-feira, mas pela ausência de informações detalhadas, o projeto não integrou a pauta de votação.

Na reunião, o secretário apresentou aos vereadores um documento  que informa como vai ser  utilizado o dinheiro, Na compra material de limpeza e higienização, produtos para o tratamento e desinfecção de água potável (fonte), ração para alimentar peixes dos lagos, combustível, aquisição de mudas de flores, árvores e arbustos ornamentais.  Além disso, o pagamento de energia elétrica, serviços de Internet, instalação de chafariz em ambos os lagos, manutenção de pintura, ampliação de cercas para isolamento, aquisição de máquinas de cortar grama, poda, sopradores motorizados, motosserra e moto-bomba.

Outros espaços

Na opinião da maioria dos vereadores, o investimento deve alcançar outras áreas de lazer, os parques em bairros, os quais não recebem manutenção preventiva.  O raciocínio lógico do projeto, conforme o vereador Fabrício Preis de Mello (PSD), que pediu a retirada da matéria da pauta de votação, que o Município tem dinheiro na conta da Secretaria de Meio Ambiente. Assim, todos esses insumos solicitados para manutenção do parque, o recurso está na secretaria, não tem lógica criar uma nova rubrica para beneficiar somente um parque.

Hoje, registra o vereador, existem no Município cinco áreas: nos bairros Planalto, Bonatto, Gralha Azul, Córrego das Pedras e o espaço de preservação na rua Ivaí. “A gente não vê manutenção nessas áreas”, afirma o vereador, o que está se buscando é um plano de manutenção global, que haja organização, planejamento e, acima de tudo, um cronograma de execução.

O presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, vereador Gilson Feitosa (PT), disse que ficou acordo com o secretário Bertani, que vai integrar o projeto lei uma programação de investimento para os demais parques, por exemplo, dos bairros Planalto e Jardim Primavera, permitindo que a população tenha a possibilidade de utilizar melhor esses espaços.

Na verdade, disse o secretário, os vereadores querem um cronograma de ações para os demais parques, vamos conversar com o prefeito e montar um cronograma de trabalho. Para ele, não dá manter o Parque Estadual, com mais de 12 hectares de área de visitação, sem investimento destinado à manutenção, do contrário vira matagal. “Temos compromisso com o governo estadual, pois a administração é compartilhada”, lembra o secretário, mas os demais parques merecem melhorias.