Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Ações de geração de renda e emprego e qualidade vida  são homenageadas pelo Legislativo

Na sessão ordinária de quarta-feira (10), o vereador Amilton Maranoski (PV) entregou moções de aplauso subscrita por todos os demais vereadores a Paulo Vicente Stefani, secretário de Esporte e Lazer,  e a  Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, secretária de Assistência Social.

O documento destaca as atividades voltadas ao esporte, por exemplo, a implantação do Centro de Desenvolvimento de Esporte e Lazer (Cedel), que  busca garantir e proporcionar condições de acesso e momentos de oportunidades de adequação social e integração humana, trazendo desta forma o bem estar em seus mais variados níveis, e fazendo prevalecer os direitos de cidadãos, além de afastar a criança, adolescente, jovem e adulto das drogas, prostituição, criminalidade e outros riscos sociais provenientes do meio em que vivem.

Os projetos se destinam  ao atendimento de crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos, promovendo a saúde coletiva, como forma de prevenção de doenças que contribuam para uma melhor qualidade de vida e bem estar físico a toda comunidade.

A homenagem à Secretaria de Assistência Social inúmera os projetos de inclusão social, de geração de emprego e renda.  O projeto Ser Mulher,  criado no ano de 2015 compreende diversos cursos e oficinas oferecidas às mulheres pato-branquenses, residentes nos diversos bairros,  sendo priorizadas aquelas inseridas do cadastro único para programas sociais.

Atualmente são disponibilizados diversos cursos de capacitação, como: costura nível I, II e III, Salão de beleza básico e avançado, pintura em tecido, crochê, vasos em cimento, mosaico, informática, bordado em chinelo, panificação e confeitaria. Essas oficinas são distribuídas nos bairros: São João, Planalto, Sudoeste, Alvorada, La Salle, Novo Horizonte, Sambugaro, São Cristóvão e Jardim Floresta disponibilizando semestralmente em média 450 vagas.