Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Ações preventivas, de inclusão social recebem homenagens no Legislativo

O vereador Amilton Maranoski (PV) entregou durante a sessão de segunda-feira, do Legislativo, moções de aplauso, subscrita por todos os demais vereadores, a secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, extensiva a todos dos servidores das unidades de saúde e para a presidente da Cooperativa de Trabalho de Agentes Ambientais de Pato Branco (Cotaapb), Janete Maier, pelos trabalhos desenvolvidos.

Saúde

O documento que homenageia o setor de saúde destaca as ações que geraram dados positivos durante a campanha de vacinação de prevenção contra o sarampo e poliomielite. Segundo o vereador, as coberturas vacinais ainda são heterogêneas, podendo levar à formação de bolsões de pessoas não vacinadas, possibilitando, assim, a reintrodução dos polivírus e sarampo, o que pode comprometer o processo de eliminação.

“Por isso é importante que autoridades, gestores e profissionais de saúde trabalhem de forma integrada para minimizar os ricos e a possibilidade de reintrodução das doenças”, enfatiza o vereador.

A secretária Márcia agradeceu a moção e afirmou que a homenagem é uma resposta ao trabalho da Secretaria, trabalho que deve de ser desempenhado da melhor forma possível. Infelizmente, pontuou a secretária, se criou uma cultura de que a vacinação não é mais importante, as pessoas não levavam os filhos para a imunização mesmo com todos os apelos das esferas federal, estadual e municipal. Diante do quadro, foi desencadeada uma força tarefa que reuniu entidades governamentais e não governamentais.

Cooperativa

Fundada em 27 de dezembro de 2007, a Cooperativa de Trabalho de Agentes Ambientais de Pato Branco (Cotaapb) atua nas áreas de coleta, separação, reutilização, industrialização e comercialização de recicláveis. O projeto social da entidade é reconhecido pela sociedade pelo trabalho de recolhimento e separação do lixo reciclável, prestado diariamente, por mais de uma década.  A cooperativa é integrada por 48 cooperados que desempenham suas atividades, que ganham o sustento para suas famílias, desenvolvem atividades  de interesse social e ambiental.

A presidente da cooperativa, Janete, disse que, receber uma homenagem do Legislativo é uma honra. A ser indaga sobre a participação da sociedade no processo de separação do lixo, ela comentou que as pessoas ainda continuam misturando o lixo reciclável com o orgânico, principalmente nos contêineres.