Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Aprovado projeto que concede medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense ao delegado Getulio de Morais Vargas

O Legislativo aprovou na quarta-feira (31), em primeira discussão e por unanimidade, projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Vilmar Maccari (PDT), que concede medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense, ao delegado chefe da 5ª Subdivisão Policial, Getulio Morais Vargas, que assumiu a SDP em 19 de janeiro de 2015.

De acordo com o vereador, a homenagem se deve as ações que reduziram os índices de criminalidade, que melhoraram significativamente a estrutura da Subdivisão Policial. Getulio implantou em 2016, em parceria com os delegados da área e apoio da Polícia Militar, as centrais de flagrante de Pato Branco e Palmas, única no interior do Paraná, o que possibilitou amenizar a difidência de recursos humanos.

Também está coordenando o trabalho de instalação da sede de Subdivisão Policial e da Delegacia da Mulher no prédio do antigo Fórum, onde a estrutura será ampliada e os serviços aos cidadãos serão melhorados.

Em setembro de 2018, em parceira com OAB, Ministério Público e  Judiciário, a 5ª Subdivisão Policial passou a realizar audiências de custódia e outras, por  videoconferência, com Fóruns dos municípios de São João, Clevelândia, Coronel Vivida,  Chopinzinho e Mangueirinha, a primeira do interior do Estado do Paraná.

Otimizando os recursos materiais e humanos, ou seja,  reduzindo  a zero os custos com  escoltas,  eliminando os riscos de morte ou contra a integridade física dos policiais e das pessoas  privadas de liberdade em acidentes de trânsito, e ainda resguardado a integridade física de  todos,  inclusive da população e servidores da Justiça em eventuais arrebatamentos das  pessoas presas.

Getulio coordenou diversas investigações, por exemplo, Operação Reincidente, Fazendinha, a mais recente, Operação Hígia, que apura crimes de concussão, corrupção passiva, ativa, peculato, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e organização criminosa.