Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

As demandas da comunidade em requerimentos e indicações aprovadas em sessão deliberativa

Joecir Bernardi  (SD) reivindicou a  instalação de internet nos postos de saúde das comunidades de São Miguel Cachoeirinha,  Sede Gavião e Independência. Segundo o vereador, o sistema está informatizado, e a falta de internet está prejudicando a qualidade do atendimento aos pacientes.

Marines Boff Gerhardt (PSDB) sugeriu a implantação de uma vaga de carga e descarga para veículos de pequeno porte na rua Guarani entre as ruas Pedro Ramires de Mello e Iguaçu. Trata-se de área central, relata a vereadora, o que torna difícil de se conseguir uma vaga de estacionamento.

Professor Moacir Gregolin (PMDB) atendendo pedido da Associação de moradores do Bairro Planalto, requeu readequação de bueiro de escoamento de águas pluviais e do meio-fio na Travessa Normélio Zanin, em frente ao ginásio de esportes.

Ronalce Moacir Dalchiavan  (PP)  reivindicou ações de  tapa-buracos na rua Tapajós, em frente ao número 162, pois  existe um enorme buraco na via pública em frente ao referido número.

Os vereadores Rodrigo José Correia (PSC), Carlinho Polazzo (Pros) e Ronalce Moacir Dalchiavan (PP) encaminharam documentos a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), deputado federal Valdir Luiz Rossoni (PSDB) e ao deputado federal Fernando Giacobo (PR). Os vereadores relatam que, o   município possui grande demanda de vagas em creches, muitas das crianças precisam se deslocar para os Centros de Educação Infantil (CMEI’s) para que os pais possam desenvolver suas atividades laborativas durante o dia.

A rede municipal possui 23 Centros de Educação Infantil,  14 são independentes/autônomas e 9 têm seu atendimento junto com as escolas, no ano de 2017 o município contou com a colaboração de 413 colaboradores para atender 2.970  crianças,  A  estrutura  conta com 398 colaboradores para atender 2.851 crianças, sendo que até a presente data temos  8.307 crianças matriculadas no Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere),  desse total,  2.036 crianças de 0 a 3 anos  são atendidas nas creches.

Oportuno se torna dizer que, nosso município necessita de novos espaços públicos destinados ao atendimento de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, pois existem  aproximadamente 872  crianças na lista de espera, sendo de suma importância e urgência a edificação de no mínimo mais dois Centros de Educação Infantil.

“Nesse sentido, os vereadores que subscrevem esta demanda estão preocupados com a situação que se apresenta. Assim requerem a liberação de recursos para a edificação de mais dois CMEI’s, para proporcionar mais conforto, qualidade de vida e segurança às famílias que necessitam encaminhar diariamente seus filhos para os Centros de Educação Infantil, e com isso se dirigirem com segurança e tranquilidade para o local de trabalho”.

Os vereadores destacam a importância do atendimento à população, pois muitas famílias não têm condições de pagar um cuidador ou matricular seu filho/filha em uma instituição de ensino particular, necessitando dessa maneira o auxílio do ente público para suprir a demanda.

Fabricio Preis de Mello (PSD) indicou que se realize projeto piloto para instalação de pontos de ônibus ecológicos a partir de contêineres.  Este novo tipo de ponto de parada, poderia proporcionar maior conforto e comodidade aos usuários do transporte público coletivo, seguindo como base conceitos de sustentabilidade.

O modelo foi implantado no município de Cuiabá, os pontos “contêineres”, são equipados com placas solares, que asseguram uma boa luminosidade a qualquer hora do dia, pontos USB para recarga de aparelhos smartphones, o inovador conceito, conta ainda com a presença de jardins suspensos, que são cobertos por plantas ornamentais, trazendo uma beleza verde em meio a todo contexto urbano.

Os pontos poderiam ser construídos por meio do processo de chamamento público, no qual a iniciativa privada é incentivada a aderir à política denominada “adote um amigo”. Com essa dinâmica, empresas conquistam o direito legal de explorar o espaço com o uso da publicidade, à medida que também assumem a responsabilidade de zelar pelos pontos, com as devidas manutenções necessárias.