Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Calçada é o primeiro passo da mobilidade urbana, segundo professor Moacir

Calçadas amplas, bem cuidadas e com acessibilidade são demandas que o pedestre vem reivindicando há muito tempo. A reivindicação foi abordada pelo vereador Moacir Gregolin (MDB), na sessão de quarta-feira (25), do Legislativo, que lembrou que o gestor municipal havia comentado em uma reunião a intensão de enviar à Câmara um projeto de lei que prevê a revitalização, readequação das calçadas.

Professor Moacir registrou a existência de uma lei que está em vigor desde 2008, porém, ainda não está sendo executada. No Plenário, ele apresentou fotos referentes às ruas Sana Maria esquina com Cubatão, bairro Morumbi.

Na via pública que fica em uma área escolar foi  instalada uma lombada, entretanto, o espaço destinado aos pedestre não possuiu calçadas, não estão adequadas. Os alunos quando deixam a unidade escolar são obrigados transitar pela via pública pela falta de calcadas, os quais ficam expostos a acidentes. O exemplo apresentado no bairro Morumbi, conforme o vereador predomina na maioria das ruas de Pato Branco.

“Se o Executivo enviar o projeto de lei prevendo adequação das calçadas é possível reduzir o número de lombadas na cidade”, acredita o vereador, e com a orientação de que todos se utilizem das calçadas, o número de acidentes vai cair e, inclusive, poderá  resolver o excessivo número de faixas elevadas.