Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Rodrigo

Câmara homenageia Claudio Vieira Balbino com o título de Cidadão Honorário de Pato Branco

Abraços, sorrisos e lágrimas de felicidade pelo reconhecimento. Assim foi a noite da última segunda-feira (20), quando a Câmara de Vereadores recebeu amigos e familiares do pastor Cláudio Guilherme Vieira Balbino para homenageá-lo com o título de Cidadão Honorário de Pato Branco, em solenidade realizada no plenário de sessões do Legislativo.

Na presença de diversos convidados e autoridades, entre elas o presidente da Câmara de Vereadores, Carlinho Polazzo (PROS), os vereadores Rodrigo Correia (PSC), Moacir Dalchiavan (PP) e Moacir Gregolin (PMDB), e do vice-prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, o pastor Claudio recebeu homenagens de grandes amigos.

“Para Pato Branco, é uma honra ter uma pessoa como o pasto Claudio entre nós. Um cidadão que deixou sua cidade natal, seus familiares e que de forma até mesmo anônima, desenvolve um trabalho de excelência no cuidado de jovens e pessoas que tanto precisam da palavra de Deus”, destacou o vereador Polazzo.

Cantu destacou que a homenagem é um presente para a cidade de Pato Branco. “A gente vê tantas coisas erradas nesse mundo. Estamos perdendo crianças para as drogas. E embora isso seja uma realidade, há pessoas como o pastor Claudio que lutam diariamente na linda missão de resgatar essas pessoas e dar um novo sentido para suas vidas. Só temos a agradecer pelo seu trabalho”.

Autor da honraria, o ex-vereador Guilherme Silvério enfatizou que o Título é o maior reconhecimento que o Município pode dar para uma pessoa. “Embora a iniciativa tenha sido minha, essa homenagem é de Pato Branco. É como se a cidade quisesse dizer: Claudio, nós não tivemos o privilégio de ver você nascer aqui, mas temos um sentimento profundo em nosso coração. E para resolver essa situação, queremos que você seja cidadão pato-branquense”, enfatizou.

Visivelmente emocionado, Claudio agradeceu o reconhecimento e o acolhimento que a cidade lhe deu. “Vim de um lugar conhecido como a cidade maravilhosa, para um lugar também maravilhoso. Aqui fui recebido de braços abertos e fiz muitos amigos. Aprendi desde cedo amar essa cidade”, afirmou o pastor em seu discurso.

Biografia

O pastor Claudio Guilherme Vieira Balbino nasceu em 9 de agosto de 1955, na cidade do Rio de Janeiro, onde passou a sua infância com seus pais, irmãos e amigos. Casado com Nereide Balbino, Claudio é pai de três filhos: Ana Carolina, Esdras e Robson.

Chegou a Pato Branco em fevereiro de 1983 para atender um chamado de cooperação com a Igreja Evangélica Cristã – Casa de Oração. Devido ao crescimento do trabalho local, acabou permanecendo e fixando residência na cidade.

Desenvolveu seus trabalhos de forma voluntária na Escola Rui Barbosa e na “Escola de Preparação do Menor”. Em 1998, iniciou ação voluntária no antigo “Sassinho”, hoje conhecido como Centro de Sócio Educação de Pato Branco (Cense).

No Cense, atua semanalmente no atendimento e orientação de menores infratores, onde os jovens são orientados por ele por meio da palavra de Deus. Seu trabalho é reconhecido, também, pelos pais dos jovens, onde auxilio muitos a encontrarem novos caminhos para suas vidas.