Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Rodrigo

Câmara recebe a visita de alunos do Colégio Nossa Senhora das Graças

Conhecer um pouco do dia a dia do Legislativo e como é desenvolvido o trabalho dos vereadores junto a comunidade. Esses foram alguns dos intuitos que motivaram uma visita pra lá de especial. Na última terça-feira, 14, a Câmara Municipal recebeu os alunos do 4º ano A e B do Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças.

No Plenário, os alunos, com idade entre 09 e 10 anos, acompanharam uma Sessão Extraordinária e em seguida conversaram com os parlamentares. Acompanhados das professoras, eles tiraram dúvidas e conheceram um pouco mais sobre a atuação dos vereadores. A professora Leandra Farias pontuou a importância da visita.

“Como estamos estudando os três poderes e os alunos só têm essa percepção de maneira teórica, a visita foi fundamental para eles saberem como funciona uma câmara de vereadores na prática e tomarem consciência de que, no futuro, terão o dever de escolher seus representantes”, contou Leandra.

De acordo com a professora, em sala de aula surgem inúmeras dúvidas e curiosidades a respeito da atuação dos parlamentares. Por isso, a visita foi uma forma dos alunos vivenciarem a realidade na prática. “Para eles, a política ainda é algo muito distante. É coisa de adulto. Estar aqui e saber como funciona o andamento de um projeto, é um ato de cidadania”.

Aos vereadores, os alunos perguntaram sobre o funcionamento do Poder Legislativo, como funcionam os projetos, os problemas enfrentados pelas comunidades e como eles são resolvidos, além de questionamentos sobre as votações e como os vereadores são eleitos. Segundo os parlamentares, a visita é uma maneira de aproximar a comunidade do Legislativo.

“É uma iniciativa que merece os parabéns, pois conhecer a realidade do Legislativo permite aos alunos o despertar do interesse político. Nossa sociedade precisa de jovens atuando politicamente e esse interesse deles, ainda enquanto crianças, é uma forma de futuramente perceberem que a política pode ser um caminho para ajudar aqueles tanto precisam”.