Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Em sessão especial, Legislativo homenageia os 25 anos de UTFPR-câmpus de Pato Branco

O presidente do Legislativo, vereador Joecir Bernardi (SD) entregou durante a sessão especial na sexta-feira (20), da Câmara Municipal de Pato Branco, Moção de Aplauso para a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR)-câmpus de PB, que completa 25 anos de atividades. Recebeu a homenagem, o diretor, Edemir Citadin.

“Com certeza é uma sessão muito importante”, afirmou Joecir, autor da homenagem alusiva aos 25 da instituição. Ele recordou que tudo começou com a instalação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Para ele, é possível resumir o crescimento do Município antes e depois da presença das instituições de ensino. “A instituição é parte viva de Pato Branco e região”, pontuou o presidente.

O reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, registrou que o câmpus de Pato Branco é o maior câmpus do interior do Estado. É uma instituição que tem aproximadamente 4 mil alunos, é um câmpus que faz a diferença dentro da UTFPR. A universidade paranaense é a que mais oferta vagas em engenharias entre as instituições públicas do país. No ranking das instituições, ela é a segunda mais importante do Brasil. O câmpus de Pato Branco, ressaltou o reitor, apresenta indicadores brilhantes e é um dos melhores do país.

A instituição na opinião do prefeito Augustinho Zucchi (PDT) tem papel importante na geração de conhecimento, na evolução da tecnologia, A universidade é algo extraordinário, ela fomenta a mão de obra qualificada, difunde o conhecimento, bem como gera uma base sólida para o desenvolvimento local e regional.

Alceni Guerra recordou que “a autorização de funcionamento da unidade do Cefet se deu durante o seu segundo mandato de deputado federal”. Foi uma batalha dura, pois era necessário retirar a autorização de funcionamento do Cefet da cidade de Londrina e colocar em Pato Branco. O ato, conforme Alceni, aconteceu no Palácio do Planalto em um encontro pessoal com o então presidente José Sarney, no dia 4 de setembro de 1987, e na mesma hora, Sarney destinou à prefeitura aproximadamente cem milhões de dólares, O valor, acrescentou Alceni, equivaleria na época a dois anos de orçamento do município de Pato Branco.

Presenças

A sessão especial contou com a presença do reitor da UTFPR, Edem Januário Neto, reitor de 2000 a 2008. Hoje, ele atua na área pedagógica da reitoria em Curitiba, do reitor Luiz Alberto Pilatti, ex-prefeitos Delvino Longhi, Alceni Guerra, ex-diretor da Funesp, instituição que deu origem a nova instituição, Aires Forselini, prefeito Augustinho Zucchi (PDT) e do diretor da UTFPR-câmpus de Pato Branco, Edemir Citadin, vereadores, entre outros convidados.