Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Em sessão ordinária, educadora é homenageada pelo Legislativo

O  vereador Claudemir Zanco, Biruba (PDT) entregou durante a sessão de segunda-feira, da Câmara Municipal de Pato Branco, Moção de Aplauso, subscrita por todos os demais vereadores, a Rita de Cassia Cordeiro Augusto, pelo trabalho educacional desenvolvido por 34 anos no município de Pato Branco, vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Paraná.  Rita é genitora do vereador Marco Pozza.

A professora ressaltou que “durante todos esses anos, o pensamento era o futuro dos estudantes, melhorar as condições deles para se melhorar uma sociedade. Hoje, a seu ver, é necessário avançar mais, que é preciso adequar a educação aos tempos modernos, por exemplo, as salas de aula, os processos educacional  e pedagógico.  “ Frente as tecnologias, o processo educacional precisa avançar”, ressalta a professora, pois está muito aquém.

Histórico

Ela seguiu a exemplo de seus pais, o caminho da Educação,  cursou Ensino Fundamental e Escola Normal iniciada ainda no Colégio Nossa Senhora das Graças em Pato Branco e concluída em Curitiba na Escola Normal Colégio Estadual Nilo Brandão. Cursou Licenciatura em Educação Física, certificada pela UFPR em Curitiba. Realizou Pós-Graduação em Gestão da Educação na PUC-PR. Fez mestrado – PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional com o tema Gestão Escolar.

Professora Estadual, Coordenadora Educacional e de Recreação, foi Supervisora Educacional, Diretora Auxiliar do Colégio La Salle em Pato Branco, Técnica e posteriormente Coordenadora da Equipe de Educação Básica do Núcleo Regional de Educação, permanecendo até poucos dias como Chefe do Núcleo Regional de Educação. A jornada educacional teve início em 1982 e finalizou com a aposentadoria em 09 de março de 2018, contabilizando 34 anos de serviços públicos na área da Educação.

Sempre enfatizou: “Nosso compromisso é educar para transformar ao ensinar e inspirar crianças e adolescentes para o amor ao conhecimento e ao cumprimento de seus deveres, por acreditar que trabalhamos com seres humanos capazes de transformar a realidade e fazer do mundo um lugar melhor para se viver”. Desta forma, por ter cumprido sua missão de educar e auxiliar nossos alunos a terem uma condição diferenciada de futuro, é que externamos nossos agradecimentos a Senhora Rita de Cássia Cordeiro Augusto.

“Há os que lutam para aprender e reter conhecimentos, e os que aprendem e não medem esforços para ensinar. Não se trata apenas de amar o que faz, mas ter o sagrado dom de amor ao próximo. Hoje e todos os dias é tempo de aprender e de homenagear a quem ensina.”