Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Em sessão ordinária, vereadores homenageiam pioneira da educação

O Legislativo aprovou o projeto de lei, de autoria dos vereadores Claudemir Zanco, Biruba (PDT) e Fabrício Preis de Mello (PSD), que denomina a Escola Municipal do Bairro São Francisco de “Professora Edelvira Roldo De Col”. A votação do projeto contou com a presença de familiares da homenageada.

Em 1949, passou a residir na comunidade de São Miguel Cachoeirinha e como existiam muitas crianças em idade escolar e não tinham possibilidade de frequentar a escola devido à distância, Edelvira foi convida a lecionar na comunidade. Aceitou o convite e no ano de 1950 começou a sua história como professora numa escola multiseriada atendendo alunos de 1º ao 4º anos do ensino fundamental, hoje, de  1º ao 5º ano.

Segundo os autores do projeto, a escola começou a funcionar em uma cada de madeira muito precária. Mais tarde, foi edificada uma escola com melhores condições e nomeada de Escola Estadual São Miguel, estrutura mantida pelo Estado.

Nessa época, Pato Branco era Distrito de Clevelândia e a professora Edelvira se deslocava a cavalo até Pato Branco e seguia de ônibus à cidade de Clevelândia, pois toda a documentação dos alunos, contrato e recebimento de proventos era feito em Clevelândia. Ela não exercia só a função de professora, mas também, de merendeira e zeladora da escola. Exerceu também, a função de catequista por 28 anos.