Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Escola inclusiva é tema de reunião no Legislativo

Agenda pelos vereadores Vilmar Maccari (PDT) e Joecir Bernardi (SD), presidente do Legislativo, profissionais especializados apresentam ações de inclusão de crianças com deficiência na rede municipal de ensino, com a presença de representantes da Secretaria de Educação e Cultura.

O processo de inclusão foi detalhado pela profissional  Vanessa Maghry, especialista em neuropsicopedagogia, em parceria com a terapeuta ocupacional, Norma Dall Igna.  Vanessa disse que a lei brasileira de inclusão foi aprovada em 2015 e com o objetivo de assegurar e promover, em condições de equidade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando  à sua inclusão social e cidadania.

A lei considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação  efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

A inclusão eficiente é uma empresa catarinense, com matriz em Chapecó (SC) e atua em todo o território nacional. Os pilares são a busca de independência, autonomia e inclusão, sob o olhar mais amplo que a terminologia permite: potencializando a participação efetiva do cliente em todos os contextos.  A empresa está à disposição para desenvolver ações em parceria com o  Município, bem como, capacitar profissionais da educação.

Segundo a professora Glaer Gewerhr, a rede municipal de ensino conta com profissionais especializados na área de inclusão. A seu ver, toda a capacitação continua  é importante , ela  orienta  profissionais e a comunidade escolar. Os vereadores Maccari e Bernardi disseram que o encontro foi importante, o debate aprimorou o processo de inclusão.  Maccari registrou que o município vem desenvolvendo e com exido ações nessa área.