Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Rodrigo

Evento debateu a importância de políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência

Debater as políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência. Com esse intuito, a Câmara recebeu na manhã da última quarta-feira (08), representantes dos municípios da região Sudoeste do Paraná e da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. Em pauta, entre outros temas, a importância do fomento aos Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Coordenadora Estadual da Política da Pessoa com Deficiência, Flávia Bandeira Cordeiro, destacou que o evento buscou compartilhar informações a respeito das políticas voltadas ao tema. “A gente tem um número baixo de conselhos no Estado. Então, o evento teve como intuito incentivar a criação desses conselhos”, explicou.

De acordo com ela, o trabalho conjunto entre a sociedade civil e o poder público é fundamental nesse processo. “Esse trabalho conjunto pode ser positivo à medida que os Conselhos não tenham apenas aquele papel de cobrança, mas também de apoio no estabelecimento de prioridades e estratégias para o seu funcionamento”.

O evento contou com a participação do vereador Vilmar Maccari (PDT), que representou a Câmara. Para ele, debates como esse são importantes e medida que incentivam a reflexão na adoção de ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e integrá-las a sociedade.

“Ainda há um logo caminho a ser trilhado, mas a participação e inclusão na sociedade de pessoas com deficiência representa a valorização da diversidade humana e o aumento da consciência em torno deste tema, que vem apresentando avanços graças aos diálogos entre a sociedade civil e o governo”, afirmou.

O evento debateu ainda temas como os direitos da pessoa com deficiência, como proceder em casos de violação destes direitos, quais as finalidades e atribuições destes conselhos, qual sua composição estrutural e funcionamento, entre outros aspectos.