Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Rodrigo

Governo repassa R$ 34 milhões para a construção do Contorno Noroeste de Pato Branco em cerimônia com vereadores

Na maioria das pessoas os sintomas iniciam depois dos 60 anos. A partir dos 65 anos, a proporção de pessoas com a doença dobra. Estima-se que existam aproximadamente 1,2 milhão de pacientes no Brasil com a doença. Todos os anos, segundo estimativas, 100 mil novos casos acabam surgindo.

A doença ou mal de Azheimer é crônica e atinge, principalmente, a população idosa. O seu diagnóstico é feito, pelo menos, um ano depois dos primeiros sintomas, que costumam ser confundidos com sinais de envelhecimento. Tão importante quanto o diagnóstico e tratamento, é o apoio aos portadores e familiares.

Foi pensando nisso, que o vereador Joecir Bernardi (SD) apresentou o Projeto de Lei 145/2017, que institui a Semana Municipal de Conscientização e Apoio aos Portadores da doença de Alzheimer, que deve ser realizadas na semana que compreenda o dia 21 de setembro (Dia Mundial da Doença de Alzheimer).

De acordo com o vereador, o Projeto de Lei tem como objetivo esclarecer a população quanto à importância do apoio aos portadores da doença. “Com o crescimento da longevidade de vida, a doença tem acometido ainda mais pessoas. Por isso a importância do projeto no apoio e divulgação da doença, para que se tenha um diagnóstico cada vez mais precoce”, afirmou.

Pelo Projeto, fica estabelecida ainda a realização de atividades como a integração das pessoas portadoras da doença em todos os níveis sociais; esclarecimento à comunidade em geral quanto às causas da respectiva doença e tratamentos; realização de seminários, encontros, visando à troca de experiências; promoção de campanhas, entre outros.

O Projeto foi aprovado em primeira discussão e votação por unanimidade entre os vereadores. Antes de ir para o plenário, o Projeto passou pelas Comissões de Justiça e Redação, Políticas Públicas, e Orçamento e Finanças. Em todas as comissões o projeto teve parecer favorável.

Agora, o Projeto passa por nova discussão e votação. Se for aprovado, é encaminhado para sanção do prefeito municipal.