Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Gregolin diz que é preciso trabalhar ações preventivas na área de saúde

O Plenário do Legislativo aprovou, na segunda-feira (11), a proposição, de autoria do vereador Moacir Gregolin, professor Moacir (MDB), que sugere a inclusão no próximo concurso público a ser realizado pelo Município, mais vagas destinadas à contratação de profissionais especializados nas áreas de ginecologia, nutrição e psicologia.

Segundo o vereador, os primeiros procedimentos são efetuados por um clínico-geral, ou seja, a porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, explica o vereador, o paciente é encaminhado para ser atendido por um profissional especializado. Na área de ginecologia, as pacientes recebem são atendidas através do Programa Mãe Pato-Branquense, que vem cumprindo com as suas ações.

Para assegurar o processo de saúde preventiva, explica o vereador, são necessários novos profissionais que autuam na área de ginecologia,  ampliando ações preventivas sobre a saúde da mulher. De outro lado, existe um número muito elevado pessoas obesas, incluindo adolescentes, que exige um acompanhamento de profissional especializado em nutrição, além de uma psicóloga devido o alto índice de crianças e adolescentes  com depressão, que provoca sintomas como tristeza e pessimismo.