Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Grupo que transfere alegria em leitos  hospitalares  é homenageado pelo Legislativo

Na sessão ordinária de segunda-feira (26), o vereador Januário Koslinski (PSDB) entregou moção de aplauso subscrita por todos os demais vereadores ao Grupo “Colhendo Sorrisos”.  O grupo é uma iniciativa sem fins lucrativos, criado em maio de 2018, na cidade de Pato Branco. Recebeu a homenagem em nome do grupo,  a coordenadora Andressa Dolenkei Matos.

Segundo o vereador,  o grupo é  mantido por um grupo de pessoas contaminados pela epidemia do riso  frouxo, dispostas a levar consolo, carinho e muitas risadas, aos pacientes,  acompanhantes e profissionais da área da saúde nos hospitais de nossa cidade e no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo. Munidos de brincadeiras, músicas e divertimento, os palhaços do grupo acalmam os leitos, gerando alívio e o contentamento indispensáveis na vida de crianças, adultos e  idosos, sujeitos diariamente a baterias de exames, injeções e medicamentos.

O projeto começou em maio de 2018, quando saiu do papel a demanda, o projeto acadêmico,   que depois de algumas adaptações e estudos iniciou  foi realizado durante a Semana da Enfermagem.  O projeto é inspirado no grupo  Terapia da Alegria da cidade de Maringá. Assim,  a maquiagem suave, o nariz de palhaço e a alma humanitária  começaram a fazer parte da vida das pessoas das instituições.  Inicialmente, o grupo contava com sete integrantes. Agora é integrado por 19 voluntários das mais diversas profissões.