Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Idealizadora do  projeto escritores e apoiador são homenageados pelo Legislativo

O vereador Moacir Gregolin (MDB) entregou durante a sessão de quarta-feira (11), do Legislativo, Moções de Aplauso, subscrita por todos os demais vereadores, a Marcelo Almeida, pelo apoio ao projeto Escritores Em Construção, desenvolvido com alunos do 4º ano do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual de Pato Branco. Também recebeu a homenagem a idealizadora do projeto, professora Marlete Turmina Outeiro.

Marcelo registrou que literatura, a leitura deixa o leitor mais cidadão, gera uma visão mais clara, faz pensar nas futuras gerações e não  nas próximas eleições.  “A leitura gera um ponto de simplicidade, dificilmente uma pessoa estará na companhia de picaretas. A leitura traz uma visão da vida, vida que é difícil”, pontua Almeida.

Além disso, falou que a leitura tem um papel importante na sua vida,  trouxe a simplicidade, o ponto de simplicidade  não é confuso, também não é complexo, o ponto de simplicidade é falso. A pessoa que é  muito simples, segundo Marcelo, consegue entender como é complexa a vida, essa pessoa sabe que os problemas devem minimizados e as soluções  maximizadas. Ao final, ele comentou que gosta muito de Pato Branco e espera voltar para incentivar a cultura, a literatura.

Dados

Marcelo Almeida é engenheiro civil formado pela PUC- PR e ex-deputado federal pelo Paraná. Através da leitura encontrou sua verdadeira vocação: os debates e projetos em torno do desenvolvimento da sociedade e do ser humano. Na Câmara Federal, foi membro da Comissão de Educação e Cultura e fundador e presidente da Frente Parlamentar Mista da Leitura.   Liderou os debates e as votações de projetos de lei que promovem o incentivo à leitura no Brasil, como o projeto de criação do Fundo Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Humanidade, para financiar as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).  Promove há mais de 10 anos o projeto “Conversa entre Amigos”, uma experiência muito prática de incentivo à leitura, com a doação de livros e encontros com escritores.

Em Pato Branco, Marcelo foi convidado a conhecer o projeto liderado pela professora Marlete Turmina Outeiro e ficou comovido pela dedicação dispensada pelos envolvidos em tornar o trabalho uma realidade que seria eternizada pela comunidade escolar.

E se propôs a ser parceiro nas ideias  e na elaboração dos livros produzidos pelos alunos. De forma gratuita mandou fazer a impressão que foi distribuída entre os formandos e todas as escolas municipais de Pato Branco e que são usados como recursos pedagógicos nas aulas de leituras e contação de histórias e a Biblioteca Municipal. Também foi gravado o lançamento do livro para o programa “Conversa entre Amigos” com entrevistas dos alunos escritores e a professora idealizadora do projeto.

Idealizadora do projeto

Marlete ministra aula no Colégio Estadual de Pato Branco. Ela é professora, escritora e graduada em pedagogia e Mestre em Ciência da Educação e em Desenvolvimento Regional. Livros publicados: Escritores em Construção, Paradigmas Educacionais e a educação inclusiva, A inclusão Social Pela Reforma Agrária. Vários Artigos.

O projeto teve início no ano de 2013, desenvolvido na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Alfabetização, o qual teve como objeto de estudo, as obras de Vinícius de Moraes. Tema sugestivo designado pela Secretaria de Estado da Educação, em comemoração ao centenário do escritor.

No respectivo trabalho, os alunos elaboraram produções de reescrita de textos, a partir de publicações estudadas do supracitado escritor. Como atividade conclusiva, confeccionaram-se cópias em formato de livro com as autorias. No dia em que se comemorou a conclusão do curso – formatura, cada formando recebeu um exemplar.

Em 2015 ganhou uma nova edição, os alunos criaram versões  de histórias dos Clássicos Infantil, a partir de publicações estudadas e elaboradas  do supracitado escritor. E em parceria  com Marcelo Almeida,  que foi convidado a conhecer o projeto, ele virou parceiro das ideias  e na elaboração dos livros produzidos pelos alunos. O trabalho tem como base a estratégia qualitativa, tendo como caráter principal o repasse de informações pelo docente da disciplina, a pesquisa e a construção do conhecimento pelos discentes e o docente.