Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Instituição de ensino completa 50 anos e recebe homenagem no Legislativo

O vereador Fabrício Preis de Mello  (PSD) entregou durante a sessão de quarta-feira, da Câmara Municipal de Pato Branco, Moção de Aplauso, subscrita por todos os demais vereadores, à Direção do  Colégio Mater Dei, pelos 50 anos de história no Município de Pato Branco.

Mater Dei que quer dizer “Mãe de Deus” foi o nome escolhido por sua fundadora professora Zenaide Petry Bortot, em 1968, para acolher o sonho de crianças e jovens desde a Educação Infantil e que hoje, ano em que completa seu cinquentenário, atende até o Ensino Superior.

Em 1973, a escola foi adquirida pelas senhoras Carmem Salete Detoni e Ivone Maria Pretto Guerra. Com o início da 1ª série do 1° grau em 1975, deu-se a implantação do ensino gradativo da 1ª a 4ª séries, e de 5ª a 8ª séries do 1° grau.

A partir de 1976 a escola passou a funcionar no local onde hoje se encontra. A mudança para o novo prédio aconteceu, pela necessidade de novas instalações, já que o número de alunos aumentara consideravelmente.

Em 1982 tornou-se indispensável à implantação de 5ª a 8ª série do 1º grau o que aconteceu de forma gradativa, razão pela qual a escola necessitou implantar o seu espaço físico. Na época a professora Ivone Maria Pretto Guerra tornou-se a única proprietária da escola e visando o desenvolvimento integral em todas as suas dimensões.

Foram anos de permanente busca, trabalho em equipe, sempre realizados com muito amor, garra e determinação, que tornaram o Mater Dei uma das instituições particulares pioneira em vários aspectos em toda a região; foi à primeira Pré-Escola, também a primeira escola a implantar o material apostilado (Convênio com a Distribuidora Positivo – Curitiba), pioneira ainda no ginásio de esportes coberto, Oficina de Teatro Argemiro Pretto (nome que agigantou e concretizou o sonho de sua fundadora).

O Colégio Mater Dei, com forte vocação social, sendo seu objetivo inicial proporcionar à comunidade local uma opção e uma oportunidade de engajar no estudo de forma diferenciada e com qualidade. Desde então, vem mantendo seus desígnios originais e pretende continuar diversificando sua atuação em direção à área de educação, como a principal condição do homem para superar a si, as dificuldades e os desafios que o meio apresenta.

Os anos que se passaram, o Colégio Mater Dei firmou junto à comunidade de Pato Branco e do Sudoeste a sua imagem de entidade prestadora de serviços de qualidade, contribuindo para a melhoria do ensino na região, bem como criando oportunidade aos jovens para que melhorem sua empregabilidade.