Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Legislativo aprova projeto que busca prevenção à saúde através de campanhas informativas

O Plenário do Legislativo aprovou, na segunda-feira (09), o projeto de lei, do vereador Ronalce Moacir Dalchiavan (PP), que insere no calendário de eventos o “Dezembro Vermelho”. A efemeridade é dedicada à promoção de campanhas para a prevenção e combate à Aids e demais doenças sexualmente transmissíveis.

Moacir comentou que no mês de dezembro serão promovidos fóruns de debates, palestras, seminários, divulgação de material informativo impresso ou audiovisual. Além disso, o projeto prevê ações de conscientização em espaços públicos e com a participação de profissionais da área de saúde, bem como, de entidades governamentais e não governamentais.

Ainda, ressaltou o vereador, que o objetivo é alertar a sociedade a respeito dos altos índices de pessoas com doença sexualmente transmissíveis.  O símbolo da campanha e atividades é o laço vermelho, permitindo que órgãos públicos, entidades privadas e a comunidade participem decorando suas sedes, logradouros públicos e monumentos na cor vermelha.

De acordo com o Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas), no último ano foram detectados 49 novos casos de Aids, um aumento de 40% comparado com o  ano de 2015. Além da Aids, outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) preocupam os profissionais da saúde, como a sífilis, que apresentou números alarmantes de infectados neste ano.

Durante a votação, demais vereadores como Carlinho Polazzo (PROS) e Claudemir Zanco (PDT) parabenizaram o vereador proponente pela iniciativa, tendo em vista o aumento significativo de jovens em nosso município, o qual tem se tornado uma cidade universitária.