Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Legislativo delibera projeto que busca incentivar aleitamento materno

O Legislativo aprovou, na segunda-feira (01), o Projeto de Lei 150/2018, que institui o Dia do Mamaço, De iniciativa da vereadora Marines Boff Gerhardt (PSDB) e do vereador Moacir Gregolin (MDB), o projeto segue as diretrizes da Semana Nacional do Aleitamento Materno, instituída pela Lei 3.277, de 27 de novembro de 2009, que ocorre anualmente, de 1º a 7 de agosto.

Em Pato Branco, conforme prevê a iniciativa, as ações deverão ser realizadas sempre no primeiro sábado do mês de agosto, podendo, a Secretaria Municipal de Saúde promover parcerias para a realização do evento. O Dia do Mamaço deverá ocorrer preferencialmente na praça central.

A vereadora ressaltou a importância do incentivo ao aleitamento materno, pois é premente estimular o contato das mães com os filhos. O leite materno é como uma vacina, que passa anticorpos ao bebê. Além do contato, do afeto, que a mãe passa ao bebê.

A vereadora explicou que, a amamentação é considerada uma das intenções mais eficazes na redução da mortalidade e morbidade infantil. É também uma forma inigualável de fornecer alimentos ideais para o crescimento saudável e desenvolvimento de lactente. “A amamentação exclusiva por seis meses é a maneira ideal de alimentar bebês”, afirma.