Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Legislativo homenageia instituição de ensino pelos 40 anos de história

Os vereadores Claudemir Zanco,  Biruba (PDT), e Fabricio Preis de Mello PSD), entregaram durante a sessão de quarta-feira (05), da Câmara Municipal de Pato Branco, Moção de Aplauso ao Colégio Estadual de Pato Branco, extensivo a todos os professores e colaboradores, pelos 40 anos de história.  Na oportunidade, a direção da instituição entregou à Presidência do Legislativo, o livro que relata a história do colégio. O Colégio Estadual de Pato Branco – Ensino Fundamental, Médio e Profissional, está localizado no bairro Jardim Primavera. Na década de 70, o ensino médio, em Pato Branco, era ofertado em estabelecimento cedido e as dificuldades estruturais eram visíveis.

Por isso, um grupo de idealizadores, comprometidos com a educação, passou a buscar alternativas para construção da sede própria. Na época, através de um convênio entre a USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) e MEC pretendia-se implementar 265 escolas polivalentes de 2° grau,  nove seriam no Estado do Paraná.  À época,  através de contato com o  deputado estadual Ivo Thomazoni junto ao governador Jayme Canet Junior,  foi autorizada a construção da unidade de 2° grau para Pato Branco, que iniciou em 1976.

Em 1977, paralelamente à construção da sede própria, deu-se o treinamento e aperfeiçoamento pedagógico e administrativo aos professores e pessoal técnico-administrativo que atuariam na nova escola, iniciando as atividades em 20 de fevereiro de 1978.  E assim começou os 40 anos do Colégio Estadual de Pato Branco, uma história que foi construída por pessoas, que se dedicaram dias, semanas, meses, anos,  pessoas que lançaram suas sementes e contribuíram para que o CEPB se tornasse uma instituição reconhecida na comunidade por formar gerações que atualmente ocupam diversos segmentos profissionais.

Pensar o CEPB como um espaço sociocultural e educacional de referência para a comunidade remete a pensar em todos aqueles que já o frequentaram – diretores, equipe pedagógica, professores, agentes educacionais, alunos, pais e comunidade – como protagonistas dessa história, cada um deixando sua marca, seu legado, seus valores em tempos e espaços diferentes, marcando assim o passado, o presente e o futuro desta história.  Atualmente, o CEPB possui aproximadamente 1650 alunos, 160 professores, 20 agentes educacionais I e 14 agentes educacionais II, oferta Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional com cursos de Técnico em Administração integrado e subsequente, Informática na modalidade integrado e subsequente, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Enfermagem na modalidade subsequente e Formação de Docentes.

Segundo o texto do documento,  o “Colégio Estadual de Pato Branco, é uma história que continua, com novos olhares, novas percepções, novos caminhos a serem percorridos, novos desafios a serem enfrentados. Algo em comum:  escola pública de qualidade”.