Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Legislativo presta homenagem a campeão de powerlifting

O campeão de powerlifting,  Marcelo Bier  de Almeida recebeu na sessão deliberativa do Legislativo, a moção de aplauso, de autoria do vereador  Ronalce Moacir Dalchiavan (PP),  pelo  desempenho nas diversas  competições de powerlifting (levantamento de potência) que participa, representando  o município e o país e por ser exemplo de disciplina e dedicação para os pato-branquenses.

Marcelo  Iniciou a prática da musculação aos 16 anos de  idade, tendo como incentivo o objetivo de motivar mais pessoas a prática do esporte e  o cuidado com a saúde. A prática do levantamento  de peso, ele começou aos   30  anos.  Cinco anos  depois,  ele  ingressou  profissionalmente no esporte. Atualmente Marcelo procura participar de pelo menos sete competições ao ano,  o Campeonato Brasileiro, disputando esta por duas  federações  diferentes;  Campeonato Sul Americano também  em  duas  federações;  Campeonato Estadual e dois  Campeonatos Mundiais por ano.

Marcelo consagrou-se campeão de todas as competições em que participou no  ano passado e este ano. Atualmente acumula os títulos de: Bicampeão Sul Americano – WABDL – EUA; Campeão Pan-Americano – WABDL – EUA; Campeão Brasileiro -GPC – Hungria; Campeão Mundial – Conbrafa – Uruguai; e Campeão Power Bíceps no Arnold Classic Brasil. No momento, Marcelo está na capa da Brasil Trade Fitness, o  maior evento do Brasil no mundo fitness. O campeonato oficial ocorrerá no final deste  mês.

O Powerlifting, levantamento  de potência, é um esporte criado nos anos de  1950 nos Estados Unidos. Contudo, é muito mais famoso na Rússia e na Hungria. Ele  é dividido em três  movimentos ou três  exercícios: supino, agachamento e terra.  São  exercícios de pura força,  tendo cada competidor três tentativas de empurrar o maior  peso possível, somando a pontuação e gerando a média de coeficiente, que seria o  peso corporal multiplicado pelo peso levantado.