Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Rodrigo

Maccari homenageia Amábile Dala Costa como via pública

Com a presença de familiares da homenageada, a Câmara Municipal de Pato Branco aprovou em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Nº 131/2017, que denomina via pública de “Amábile Maria Galvan Dala Costa”. Agora, o projeto segue para segunda discussão e votação já na próxima semana.

O Projeto de Lei é de autoria do vereador Vilmar Maccari (PDT), que destacou a importância do momento. “Amábile nos deixou um legado muito grande: o do amor ao próximo. Era uma pessoa que dedicava-se a comunidade, aos mais carentes. Que não pensava somente nela, mas sim naqueles que eram mais necessitados”, afirmou.

No Plenário da Câmara, a família de Amábile, emocionada, celebrou a homenagem. “Muito gratificante vivenciar esse momento. A nona Amábile era uma senhora que usava lenço na cabeça e chapéu de palha. E durante toda sua vida, com seriedade e docilidade, ensinou os caminhos corretos a serem seguidos”, afirmou a neta, Alessandra Garcia Zanol.

Homenageada – Amábile Maria Galvan Dala Costa nasceu em 25 de junho de 1912 em Lagoa Vermelha – RS, era filha de Fernando Galvan e Rosa Milan. Fixou residência no interior da então Vila Nova, na comunidade de São João Batista. Na época, enfrentou muitas dificuldades para criar seus 12 filhos. Sempre presente junto à comunidade, Amábile foi a primeira catequista da Capela São João Batista.

Ao lado do seu esposo, doou parte das terras para a construção da primeira escola e da Capela da Igreja de São João Batista. Foi idealizadora e fundadora da Gruta Nossa Senhora de Lurdes. Em 1967 veio a fixar moradia em Pato Branco, onde sempre ajudou os mais necessitados e doentes com sua dedicação e simplicidade.

Faleceu com 76 anos no dia 10 de maio de 1988 devido um câncer pulmonar. Deixou seu legado de simplicidade e humildade nos seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos, os quais continuam contribuindo para o crescimento de Pato Branco.