Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Rodrigo

Pozza participa de reunião e destaca a importância da revitalização do Projeto PAE, voltado à geração de empregos

Atento aos pedidos da população com relação à geração de empregos e mais oportunidades locais e regionais, o vereador Marco Pozza (PSD) participou na manhã desta quinta-feira, 14, de reunião com o Senac, Senai e Sesi. Em pauta, foi debatida a revitalização do Projeto PAE (Programa do Auto-Emprego).

Ao lado do vice-prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, dos representantes do Senai e Sesi, Marcia Painim e Reinaldo Santos, e do Senac, Tarcisio Boiko e Fernanda Heloisa de Oliveira, além de Carlos Lins, na reunião buscou-se encontrar caminhos para viabilizar o projeto e suas ações no fomento à geração de empregos.

“Estamos debatendo e procurando alternativas junto aos empresários locais para que possamos oportunizar a população pato-branquense o acesso à qualificação e posteriormente oportunidades de trabalho e renda”, afirmou Pozza. O parlamentar lembrou que já existem vagas asseguradas se o processo de qualificação for colocado em prática.

Um destes exemplos está no setor da metalurgia, que vem deixando de contratar novos profissionais pela falta de mão de obra qualificada. “Há um setor metalúrgico produtivo muito grande em nossa região. Poderiam ser ofertados cursos para essa área em uma parceria entre o setor público e privado, o que beneficiaria a população”.

Recentemente, o vereador sugeriu que as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico se integrem com o objetivo de promover cursos profissionalizantes em parceria com a iniciativa privada. Assim, seria possível revitalizar as ações do Projeto.

Em 2008, Pozza apresentou juntamente com o ex-vereador Nelson Bertani, um projeto de lei que instituiu o PAE no município. Na época, o Projeto atendia mais de cinco mil pessoas por ano. O processo de qualificação envolvia da panificação ao setor tecnológico.