Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Proerd é revitalizado  depois de dois anos sem atividades em escolas municipais

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) está atendendo dez escolas da rede municipal de ensino. O retorno do programa é resultado de convênio firmando entre Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

O vereador Rodrigo José Correia (PSC) comemorou a revitalização  das atividades pedagógicas do Proerd. Ele recordou que há muito tempo vinha reivindicado em nome da sociedade pato-branquese, que o Município firmasse o convênio para o retorno do programa, ainda quando era suplente de vereador em 2016.

Uma equipe do Proerd reiniciou as atividades nesta semana. As ações estão dividas em três  etapas, conforme o vereador, e alcançam dez escolas:  Alvorada, São Cristóvão, Irmã Dulce, Vila Verde, Gralha Azul, Santos Dumont, União, Veneza, La Salle e Gênisis.

“Estou muito feliz em saber que a nossa luta gerou resultados positivos”, ressaltou o vereador, lembrando que a última formatura do Proerd aconteceu em 2015.   Também salientou a importância do programa,  que previne às drogas, à violência.

A instrutora do programa, policial militar Luciana Savitski, explicou que programa começou há quatro semanas e atende nesta primeira etapa 300 alunos da rede municipal. A primeira formatura está agendada para ser realizada no mês de maio. Devido o número alunos, o programa está divido em três ciclos, cada ciclo com a participação de 300 alunos. No total, conforma à instrutora, as atividades de resistência às drogas e à violência deverão atender mais de 1.000 alunos.

Proerd

É um programa educacional de resistência às drogas e à violência desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com a Secretaria de Educação, a fim de prevenir o uso indevido de drogas entre jovens. É um programa educativo, preventivo e estratégico composto de 17 lições ministradas a crianças de 9 a 12 anos.