Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Professor Moacir comenta procedimento de conscientização em escolas da rede estadual

A Lei Maria da Penha, que cria mecanismo para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar é debatido em escola da rede estadual de ensino. Para o vereador e professor Moacir Gregolin (MDB), a violência é fruto de um machismo que está impregnado em diversos lares.

No mês de março, explicou o professor Moacir, diversas ações foram realizadas e com a participação de alunos, sempre enaltecendo a importância do respeito na escola, na família e na sociedade.  A iniciativa está baseada em um programa do Governo do Estado. Também enalteceu a revitalização, o retorno do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd),

O Proerd é baseado  num esforço compartilhado entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, que busca ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, bem como, construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

No bairro Planalto, por exemplo, a unidade de educação promove um trabalho em pareceria com as policias Civil e Militar. “É um trabalho silencioso, sem alarde, com o auxílio de professores”, comenta o vereador, que lembra, o trabalho está gerando tranquilidade no entorno da instituição de ensino, o que proporciona um ambiente mais adequado, um ambiente sadio.