Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Profissionais alertam sobre prevenção e combate  da Leishmaniose

O aumento dos casos da Leishmaniose no município de Pato Branco foi o assunto abordado pelos médicos veterinários José Carlos Zanella e Wilson Braun, que é  da Secretaria Municipal de Saúde, também presente a veterinária Bruna Sartori Passos. Os profissionais participaram da sessão e utilizaram a Tribuna Livre. O convite havia sido formulado pelo vereador Marco Pozza (PSD).

Segundo Zanella, a transmissão da doença se dá através do mosquito-palha e  causada por um protozoário,  doença infecciosa crônica. Entre as medidas para evitar a proliferação da doença é a higiene e sempre prestar atenção nos cães, pois eles podem ser os reservatórios, ainda, outros animais de estimação.

No  caso dos cães, conforme o veterinário, é aconselhável o uso de coleira preventiva, vacinação e eliminar sujeira no entorno da residência, como, por exemplo, material orgânico. Indícios que o cão está contaminado, observa Zanella, é aparecimento de lesões na pele, de ponta de orelhas são as mais evidentes,  feridas que demoram a cicatrizar e emagrecimento do animal.   “Combater o mosquito que transmite a doença, mosquito-palha, é a melhor prevenção”, ressaltam os profissionais.