Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Projeto busca aumentar segurança diante de instituições de ensino

O Plenário aprovou na quarta-feira (28) projeto de lei, de autoria do vereador Joecir Bernardi (SD), que trata sobre a obrigatoriedade de colocação de faixas elevadas para pedestres próximas  às instituições de ensino. A matéria aprovada em primeira discussão e votação, segundo o vereador, determina que o gestor municipal instale  elemento de engenharia de tráfego denominada “faixa elevada para pedestres”, que é utilizada para a redução de velocidade,  diante das instituições de ensino públicas e privada.

As faixas deverão estar a uma distância de, no máximo, cem metros do portão da entrada principal das instituições públicas e privadas. “O objetivo é proporcionar maior segurança e acessibilidade aos pedestres”, explica Joecir, principalmente às crianças, aos saíram das instituições de ensino.

A ferramenta, acrescenta o vereador, é uma forma  eficiente de moderação de tráfego, de um conjunto de medidas voltadas ao uso compartilhado da via pública com a  denominação traffic calming (acalmar o tráfego), adotadas em países como Inglaterra, Alemanha e Holanda. Tal medida prima pela menor velocidade dos veículos automotores, dando prioridade ao pedestre.