Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Projeto da fisioterapia aquática  pretende  ampliar atendimento na rede municipal

O Plenário do Legislativo aprovou, na segunda-feira (18), o projeto de lei, dos vereadores Moacir Gregolin  (MDB), Marines Boff Guerhardt (PSD) e Joecir Bernardi (SD), que destina a utilização de 10% das vagas existentes nos espaços públicos mantidos pelo Município que dispõe de áreas com piscinas e outros equipamentos aquáticos aos pacientes atendidos pelo  Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de tratamento para reabilitação física, devidamente prescrita por profissional médico.

Segundo os proponentes, os pacientes ficam isentos do pagamento de taxas que possam ser cobradas de outras pessoas que utilizam os locais, bem como o será disponibilizado um profissional de educação física para acompanhar os exercícios recomendados pelo médico. O projeto também autoriza do gestor municipal a firmar convênio com entidades privadas para oferecer profissionais ligados à área de fisioterapia.

O projeto, segundo comentou a vereadora Marines, contempla a reabilitação da pessoa após procedimento cirúrgico e através da hidroterapia {fisioterapia aquática}, que incluem exercícios de fisioterapia dentro de água: fortalecimento dos músculos; alivio de dores musculares ou articulares; melhora do equilíbrio, da coordenação motora e do sistema cardiorrespiratório.  A iniciativa observa a vereadora, é importante porque contempla os profissionais fisioterapeuta que atendem a domicilio. Assim, caso o paciente necessite ser reabilitado tudo ficará mais fácil e eficaz.

O objetivo do projeto ressaltou o vereador professor Moacir, visa atender as pessoas que precisam de reabilitação, mas que permanecem no trabalho. As Faculdades de Pato Branco (Fadep) realizam o procedimento, porém, alcança somente as pessoas que estão afastadas do trabalho, por isso, que foi elaborado o projeto de lei.  O vereador Bernardi também destacou a importância da iniciativa na mesma linha de pensamento dos demais proponentes.