Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Projeto das doulas é aprovado em primeira discussão e votação

Os vereadores aprovaram  cinco projetos de lei na sessão plenária de segunda-feira (7) da do Legislativo. Entre eles passou, em primeira  votação, o substitutivo ao projeto de lei, de autoria do vereador  Ronalce  Moacir Dalchiavan (PP), que dispõe sobre a permissão da presença de doula durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto  imediato, nas maternidades, estabelecimentos hospitalares e congêneres.  Substitutivo é uma espécie de emenda que altera a proposta em seu conjunto, substancial ou formalmente.

O processo de votação foi acompanhado por integrantes do Grupo de Apoio à Gestante e ao Parto Ativo de Pato Branco (Gesta), entre outras entidades que apoiam a iniciativa do vereador, pois trazem inúmeros benefícios as mulheres. A principal função da doula é dar suporte físico e emocional à gestante em trabalho de parto. Não é parteira, não é enfermeira, nem substitui a presença do pai e não faz qualquer tipo de procedimento invasivo como exame de toque ou administração de medicamentos. A contratação de uma doula é feita pela gestante e este trabalho pode ser voluntário ou remunerado.  A princípio, o SUS ainda não oferece este trabalho às gestantes em Pato Branco.

Ronalce  disse que tem muito orgulho de ter apresentado o projeto, pois trata-se de um direito adquirido das mulheres. O objetivo do projeto, segundo ele, é garantir as gestantes o acompanhamento de doulas durante o período de parto.