Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Projeto das doulas é debatido em sessão do Legislativo

Está tramitando no Legislativo, projeto de lei que dispõe sobre a permissão da presença de doula durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, nas maternidades e estabelecimentos hospitalares de Pato Branco.  Pelo projeto, a presença dar-se-á sem prejuízo do acompanhante.

Para ampliar o debate, o autor do projeto, vereador Ronalce  Moacir Dalchiavan (PP), convidou integrantes do  Grupo de Apoio à Gestante e ao Parto Ativo de Pato Branco (Gesta) que participaram da sessão do Legislativo.  Rachel Muylaert Locks Guimarães disse que o Gesta vê com bons olhos a iniciativa do vereador, pois trazem inúmeros benefícios as mulheres pato-branquenses, também para o Município em termos de cuido.  “Esperamos que o projeto venha a ser aprovado para que a doulas possam atender as gestantes”, explica Rachel.

Segundo Rachel, a principal função da doula é dar suporte físico e emocional à gestante em trabalho de parto. Não é parteira, não é enfermeira, nem substitui a presença do pai e não faz qualquer tipo de procedimento invasivo como exame de toque ou administração de medicamentos.

Os dados revelam que Pato Branco tem um número elevado de cesarianas. Ela comentou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza uma taxa de até 20% de cesárias. Pato Branco registra uma taxa próximo de 70%.  “É um nível muito elevado para uma cidade do  porte de Pato Branco”, observa Rachel. A cesária é muito bem vinda, porém, é uma intervenção máxima do parto, quando não pode ser resolvida com outras intervenções, o que não dá é para se continuar com esses números elevados.

A contratação de uma doula é feita pela gestante e este trabalho pode ser voluntário ou remunerado.  A princípio, o SUS ainda não oferece este trabalho às gestantes em Pato Branco. Quem desejar deverá contratar de forma particular os serviços da doula. Mas, o vereador acredita que este pode ser o primeiro passo para o ingresso destas profissionais no quadro de funcionários do nosso município.