Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Projeto de lei prevê campanha para separação do lixo em Pato Branco

Tramitou e foi aprovado o projeto de lei, dos vereadores Moacir Gregolin (MDB), Rodrigo Correia (PSC) e da vereadora Marines  Boff Guerhatdt (PSDB). O projeto institui o Programa de Conscientização sobre a Reciclagem do Lixo, o Separe-Cidade Limpa, Ambiente Saudável.

Pela iniciativa, programa será desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente  em parceria com outras secretarias. Integram as ações, por exemplo, campanhas educativas em escolas municipais, estaduais, instituições de ensino superior e nas empresas e residências.

A vereadora Marines disse durante o processo de votação da matéria, que a evolução do ser humano passa por comportamentos de preservação. Hoje, existem problemas com a água, maior problema do universo. O lixo é o maior elemento de contaminação, que é descartado muitas vezes em locais inadequados.

O projeto pretende levar à informação a sociedade para fazer separação do lixo. Com isso, terá ganhado, por exemplo, a vida útil dos aterros sanitários e um aumento da capacidade de reciclagem da cooperativa, que faz o processo de separação,  aumento de cooperados gerando emprego e renda.

Também falou o vereador Moacir que complementou a fala da vereadora. Ele disse que “a cada dia a sociedade é consumista”, o consumo aumenta e mais lixo é produzido. Além do que, a sociedade não incorporou o ato de separar todos os tipos lixo, que é metal, o que é papel, o que é lixo orgânico. “É preciso ensinar as crianças”, pontua o vereador, assim é possível ter no futuro uma geração preocupada com o meio ambiente.

A seu ver, a Secretaria de Meio Ambiente deve estar estudando a instalação de um biodigestor. Com a ferramenta é possível aproveitar toda essa massa orgânica, que pode se transformar em uma fonte de energia.

Para o vereador Rodrigo, o projeto é muito importante, pois vai alcançar alunos através de campanhas. O diferencial é alcançar esse público que, em sua opinião, é importante no processo de separação do lixo.

Outros benefícios das ações ecologicamente corretas

A reciclagem reduz, o impacto sobre o meio ambiente, ainda, provoca uma queda  de retirada de matéria-prima do meio ambiente, gera economia de água,  energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os agentes ambientais.