Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Projeto de lei prevê transmissão ao vivo de processos licitatórios

A Prefeitura Municipal de Pato Branco deverá transmitir ao vivo todos os seus certames licitatórios nos portais de transparência dos sítios eletrônicos das administrações direta e indireta, da fase de julgamento e classificação de todos os processos licitatórios da administração municipal.

Segundo os proponentes do projeto, vereadores Fabrício Preis de Mello (PSD) e Claudemir Zanco, Biruba (PDT), a iniciativa busca ampliar a transparência nos processos licitatórios e permitir aos cidadãos o exercício do controle social sobre os atos de gestão. “Dar transparência a esses atos é convidar a sociedade para participar dos rumos do Município, de sua própria casa ou trabalho, através da internet”, afirmam os proponentes.

Com o advento da Lei federal 12.527/2011 (Lei de acesso à informação), o gestor público pode utilizar a tecnológica para atingir esse objetivo e demostrar que é possível promover uma administração transparente, inserindo o cidadão dentro dos processos licitatórios, uma vez que nem próprio cidadão sabe que  ele tem direito de acompanhar os processo licitatórios.