Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Rodrigo

Projeto de lei quer tornar obrigatória a retirada de fios excedentes em postes

Você já deve ter reparado na quantidade exorbitante de fios nos postes de energia. Além de dar um aspecto feio à cidade, aquele emaranhado de cabos dificulta o trabalho de inúmeros profissionais. No que depender do vereador Rodrigo Correia (PSC), esses fios tidos como excedentes estão com os dias contados em Pato Branco.

É que tramita na Câmara de Vereadores o projeto de lei nº 165/2017, que torna obrigatória a retirada dos fios que são inutilizados nos postes. De acordo com o projeto, ficará a cargo da concessionária de distribuição de energia elétrica (Copel) a manutenção ordenada dos fios de acordo com as normas técnicas aplicáveis.

Segundo o projeto, a empresa distribuidora de energia terá ainda competência para notificar as empresas que utilizam os postes como suporte para seus cabeamentos para que retire fios e equipamentos que não estão sendo utilizados. No Paraná, diversos municípios já aprovaram leis com o mesmo teor.

“É uma medida de extrema importância, pois evitará que os fios não retirados causem danos graves aos pedestres, já que eles são condutores de eletricidade e muitas vezes ficam próximos ao chão, o que pode facilmente ocasionar acidentes”, afirmou o vereador Rodrigo. Para ele, o projeto auxilia também na manutenção mais eficaz dos fios e cabos que de fato são utilizados.

Antes de ir para votação em plenário, o projeto de lei passará pelas comissões de Políticas Públicas, Justiça e Redação, e Orçamento e Finanças.