Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Projeto do escotismo na escola é aprovado pelos vereadores

Os vereadores aprovaram doze projetos de lei na sessão plenária de segunda feira (05) do Legislativo. Entre eles passaram, em primeira votação, o projeto que dispõe sobre a criação do Programa de Incentivo à Instrução e Educação Escoteira- Projeto Escotismo na Escola.

O projeto, de autoria da vereadora Marines Boff Gerhardt (PSDB) e Moacir Gregolin (MDB), objetiva estimular a divulgação nas escolas municipais a filosofia de vida fundamentada no escotismo, ainda instruir e educar os alunos com base nessa filosofia.

Segunda os proponentes, o Brasil conta com mais de 80 mil escotistas em cerca de 600 cidades, aproximadamente 1.265 grupos. O escotismo alcança a sua proposta educativa por meio de pontos-chaves: o método escoteiro e o programa educativo.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parecer sobre a matéria diz que “o escotismo é uma proposta de educação não formal, portanto, deve ser realizada fora dos tempos e espaços das instituições de educação formal”, Marines lembra a importância de atividades ao ar livre, uma ideia ao ar livre, principalmente nos dias atuais em que predominam atividades no computador, no celular, no tablet. Entre as atividades, conforme a vereadora, respeitar o meio ambiente, juntar o lixo, limpar o calçado. “Hoje existe um vazio, as crianças precisam brincar mais em ambientes ao ar livre”, ressalta.