Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Rodrigo

Reunião debateu soluções para nova sede da Associação de Aeromodelismo do Sudoeste

O aeromodelismo é um esporte que vem ganhando notoriedade em todo o país. Segundo estimativas, são mais de 300 mil praticantes desta modalidade no Brasil. Porém, praticar tal atividade exige diversos cuidados. Entre eles, um lugar seguro e que ofereça condições aos praticantes de realizar manobras e voos.

Em Pato Branco, a ASA (Associação Sudoestina de Aeromodelismo) é a maior incentivadora do esporte e referência. Ainda assim, a Associação busca uma nova sede. O assunto esteve em pauta durante a reunião entre o vereador Rodrigo Correia (PSC), o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, e membros da ASA, na última sexta-feira (27), na Prefeitura Municipal. A reunião contou também com a presença do secretário de Esporte e Lazer, Paulo Vicente Stefani, e do secretário de Engenharia e Obras, Frederico Demario Pimpão.

“O objetivo do nosso encontro foi de buscar soluções que possam ajudar a Associação encontrar um novo local para a construção de sua sede, já que a atual encontra-se próxima a loteamentos e acaba oferecendo riscos para os moradores”, explicou o vereador Rodrigo. Hoje, a atual sede está localizada nas proximidades do bairro Bela Vista.

De acordo com o projeto levado pela ASA, a ideia é criar um “Clube de Modelismo” com uma estrutura pronta, formada por uma pista de voo, banheiros, estacionamento, lanchonete, oficina, entre outros espaços que abriguem os praticantes, famílias e adeptos do esporte. Como base, o projeto segue a ideia implantada na cidade de Gaspar, Santa Catarina.

“Nosso sonho seria a construção de um espaço que pudesse reunir diversos tipos de modalidades”, destaca um dos integrantes da Associação, Fernando Martinello. Segundo o projeto apresentado ao prefeito, o local abrigaria as modalidades de Aeromodelismo (avião), Helimodelismo (helicóptero), Nautimodelismo (barcos) e Automobilismo On e Off-Road (carros).

Durante a reunião, o prefeito pontuou que é importante que a Associação antes de mais nada declare ser de utilidade pública. “A partir desse passo a administração municipal poderá ajudar dentro do possível”, pontuou. O objetivo agora é encontrar um local em que possa ser construída toda a estrutura do Clube de acordo com suas necessidades.

ASA – O clube de aeromodelismo foi fundado com o intuito de poder reunir os aficionados pelo esporte em um local sadio e seguro, onde a família toda pudesse participar. Pilotos de toda a região frequentam o clube e durante os encontros que acontecem anualmente o local recebe famílias de diversas cidades, o que traz grande visibilidade para Pato Branco.