Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Rodrigo

Semana do Trânsito é lançada na Câmara

O Brasil é o quinto país no mundo com mais mortes no trânsito, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Todos os anos, aproximadamente, mais de 1 milhão de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. O cuidado com o trânsito permeou os trabalhos da Câmara Municipal durante o último dia 13 de setembro.

O Legislativo recebeu durante a Sessão Ordinária do dia 13, a chefe da 5ª Ciretran, Marilene Meneguzzo Schnomberger, que fez o lançamento da Semana Nacional do Trânsito, que visa conscientizar a população para que adote posturas mais responsáveis para um trânsito mais seguro no dia a dia.

Este ano, o tema da Semana é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. Entre as diversas atividades agendas para a Semana do Trânsito, estão blitzes educativas, orientações, balada segura, entre outras. A Semana do Trânsito acontece entre os dias 18 a 25 de setembro e as ações serão permanentes tendo em vista a imprudência cotidiana.

Fazendo uso da Tribuna durante a Sessão, Marilene trouxe alguns dados importantes. Atualmente, o município tem mais de 45 mil pessoas habilitadas, sendo a maioria homens. Outro dado que chamou a atenção dos vereadores foi com relação à ocorrência de acidentes no município de Pato Branco.

Entre os meses de janeiro a agosto de 2017, foram registrados 759 acidentes no perímetro urbano do município. “São acidentes que vem ocorrendo não em razão da má sinalização das ruas, mas sim por causa da imprudência e do comportamento muitas vezes errado do nosso condutor”, destacou Marilene.

Atualmente, o município conta com uma frota de mais de 55 mil veículos. De acordo com Marilene, é preciso uma mudança de comportamento de forma imediata. “No dia a dia a gente observa que todo mundo comete algum tipo de infração. Então, o trânsito é nossa responsabilidade um comportamento seguro”, pontuou.

Durante essa semana, serão realizadas atividades em vários pontos da cidade com foco na conscientização, bem como nas escolas para levar às crianças informações sobre um trânsito mais seguro.