Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereador cobra saneamento urbano em bairros de Pato Branco

Rodrigo Correia (PSC) cobrou da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) a limpeza das fossas sépticas nos domicílios de famílias carentes localizados nos bairros Alto da Glória, São João e Conjunto Habitacional Vila São Pedro.

O vereador registrou que, a medida é necessária, pois, a maioria das famílias é carente, não tem condições de pagar a cada três meses para que uma empresa efetue a coleta do esgoto, ou seja, limpar as fossas.

“Os bairros não contam com rede coletora de esgoto”, pontua o vereador, lembrando que, no início deste ano um ex-diretor da companhia esteve em Pato Branco e  assumiu o compromisso de adquirir uma estação de tratamento de esgoto compactada para os bairros, mas, até agora o compromisso está em aberto.

Entenda

Saneamento é um conjunto de ações que visa preservar ou alterar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade vida e à produtividade e facilitar a atividade econômica. No Brasil,  o saneamento básico é direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de água pluviais.