Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereador promove reunião entre Zucchi e lideranças do bairro São Francisco

“A edificação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) será retomada na próxima semana”, afirmação é do prefeito Augustinho Zucchi (PDT) a lideranças do bairro São Francisco. O  vereador Claudemir Zanco, Biruba PDT),  promoveu na quinta-feira (01/03) uma reunião e com a presença de  lideranças da comunidade, as quais reivindicam  a conclusão da obra do CMEI e da Unidade Escolar.

Zucchi explicou que a reunião foi agenda pelo vereador Biruba e membros da diretoria da Associação de Moradores, e com justiça  reclamam da demora do processo de construção da creche e da escola. Ambos, segundo o prefeito, são projetos do Governo Federal, que na troca de Presidente da República, a liberação de recursos entrou no compasso de espera. Reiniciaremos as ações para concluir a obras e através de  um novo convênio, a contração de uma nova empresa, mas mesmo assim a obra está atrasada por conta da falta de repasse de investimento da União.

Ficou acordo com as lideranças que o Município vai retomar a obra e depois tentar junto à União,  o restante do pagamento. Caso a solução não se concretize, Zucchi se comprometeu a se reunir novamente com as lideranças para buscar uma nova alternativa, por exemplo, rescindir o contrato e partir para outra solução.

Futuro

As lideranças reivindicaram a construção de uma área de lazer, de uma praça. O prefeito assumiu o compromisso que até o final de 2019, ele determinará a construção,  inclusive, citou  Zucchi, o Município tem uma área de reserva e escolhida por ele (prefeito) a dedo para ser destinada a um centro de convivência.

O primeiro passo é a elaboração de um projeto e em seguida será apresentado à comunidade. “Quero agradecer ao vereador Biruba e as lideranças que em grande número debateram as demandas do bairro”, salientou o prefeito.

“Havia uma preocupação da comunidade com as obras paralisas”, registrou o vereador Biruba, agora, no entanto, os moradores têm uma informação oficial, as lideranças ouviram do prefeito como está à situação, bem como, a garantia da conclusão da creche e da unidade escolar. “O atraso do pagamento para  construtora não envolve o Município”, afirmou Biruba.

Memória

A construção da estrutura física do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no bairro São Francisco foi  autoriza pelos vereadores na sessão de 14 de novembro de 2013. Na época, o Legislativo aprovou abertura de um crédito especial de R$ 1.502.590,54. A partir dessa época, a obra  tem registrado paralisações consecutivas.  Em 2015, por exemplo, a empresa que venceu a  licitação  entrou em processo falimentar.

Em 2017, um projeto de lei autorizou abertura de um novo crédito especial, no valor de R$ 525.906.68, remanescente da construção de escola do Programa Proinfância, ainda, o Município através de ato formal rescindiu o contrato com a empresa que havia vencido o processo licitatório e não concluiu a obra. A construção da unidade é em parceria com o município de Pato Branco  e a União. O recurso financeiro é repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde).