Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereador Rodrigo lamenta que em 2017 Proerd não será executado

Autor de diversos requerimentos às autoridades competentes, cobrando a assinatura do convênio e implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas  e à Violência (Proerd) em nossas escolas, o vereador Rodrigo José Correia (PSC) anunciou na sessão ordinária  de quarta-feira, dia 30 de agosto, que mais um ano o  Município não terá em execução do Proerd.  O que lamenta profundamente.

Conforme informações recebidas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Município não mediu esforços para que o convênio fosse firmado, inclusive foi adquirido pela administração todo o material pedagógico do projeto, ficando assim apenas no aguardo da assinatura do convênio, entretanto, em resposta ao ofício da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (87/2017), o 1º Ten. QOPM José Antônio da Silveira Junior, responsável pelo  Comando da 2ª CIA do BPEC de Foz do Iguaçu, informou que o Proerd não poderá ser implantado tendo em vista a falta  no município de efetivo policial habilitado para  aplicação.

Em 06 de março, o vereador  Rodrigo participou de importante reunião junto à  Secretaria de Segurança do Estado do Paraná, na qual cobrou diretamente do Secretário de Segurança Pública,  Wagner Mesquita, ações para a assinatura do convênio e a implantação do  Programa Educacional de Resistência às Droga e à Violência, no entanto, o pedido não foi atendido, e hoje  nos deparamos com esta triste notícia.

Rodrigo está preocupado com o alto índice de ocorrências registradas em Pato Branco envolvendo jovens e adolescentes que estão direta ou indiretamente ligados às drogas,  garante  ainda, que continuará sua cobrança árdua, visando maior empenho e articulação política por parte da administração pública, para que em 2018, os alunos não fiquem sem as ações do programa, as quais são comprovadamente uma importante e eficaz ferramenta pedagógica que ajuda  a conscientizar os alunos  combater à violência nas escolas, além de ensinar a resistir a tentação das drogas.