Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereadora  Marines comenta novo sistema de gerenciamento da Farmácia Central de PB

O governo municipal entregou oficial nesta semana, as novas instalações  da Farmácia Central e do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas).   O investimento somou  R$ 156.211,49, em recursos próprios. O setor de recursos humanos conta com quatro farmacêuticos e responsáveis técnicos, e aproximadamente 15 pessoas em todo sistema da Farmácia Central e do Coas.

A vereadora  Marines Boff Gerhardt (PSDB) ressaltou  o investimento realizado pelo Município  e, acima de tudo, no atendimento e gerenciamento do  sistema, que  contará com a presença de profissionais, de farmacêuticos, o que, em sua opinião é muito importante, principalmente na orientação sobre medicação.

Além disso, a equipe de compra de remédios é chefiada apenas por farmacêuticos. “O trabalho do profissional vai aperfeiçoar o setor, por exemplo, compras na forma clara, na forma correta, para que não venha mais faltar medicamentos aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, prevê a vereadora, que representou o Legislativo na solenidade de inauguração realizada na última terça-feira, dia 20, ao lado de outros vereadores.

As unidades atendem mais de 25 mil usuários por mês. Mantém a disposição dos usuários do SUS mais de 280 medicamentos. O atendimento da Farmácia Central é de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, sem intervalo para o almoço.

Mulher

A exemplo de outros vereadores, Marines disse que estava feliz com  designação da delegada Franciela Aberton Biava, para ocupar a Delegacia da Mulher de Pato Branco. Marines ressaltou que essa é uma luta de muito tempo, e como integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, ela comentou que a entidade também havia enviado pedido às autoridades reafirmando a necessidade da designação de uma delegada.