Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereadora Marines  quer previr  violação de direito com ações pedagógicas  

A violência contra as mulheres é uma ação de discriminação e uma violação de direitos humanos.  Para inserir ações de conscientização nas escolas da rede municipal de ensino e unidades de saúde, os vereadores aprovam o Projeto de Lei 180/2017, da vereadora Marines Boff Gerhardt (PSDB), que institui a Semana de Prevenção e Acesso aos Serviços Essenciais para Erradicar a Violência Contra Mulheres e Meninas.

O evento deverá ser realizado entre 19 e 25 de novembro, segundo a vereadora, e tem caráter pedagógico, de educação, pois, à medida que as pessoas tomam conhecimento da verdade, elas têm comportamento diferente.  Por isso, explica Marines, a importância do envolvimento de alunos da rede municipal, que podem passar a serem fomentadores de ações de violação de direitos.

Pelo projeto, nas escolas de rede municipal as ações  ficarão sob a responsabilidade das secretarias municipais de Saúde e Educação. Enquanto que, a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Mulher, deverão executar campanhas de conscientização buscando informar às mulheres sobre seus direitos.