Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereadora registra a importância de saneamento básico em bairro de Pato Branco

A vereadora Marines Boff Gerhardt (PSDB) comentou na sessão de segunda-feira (21), o resultado de uma avaliação realizada pela Unidade de Saúde do Bairro São João. O procedimento tem como base os diagnósticos médico e de enfermagem, em consultas feitas na unidade de saúde, no período de 1º de agosto de 2016 a 1º de agosto de 2017.

Segundo a vereadora, as doenças que acometem com maior frequência a comunidade são infecção intestinal devido a vírus não especificado, diarreia e gastroenterite de origem infecciosa, nasofaringe aguda (resfriado comum), amigdalite aguda, piodermite, bronquite, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus.

A maioria das doenças, na opinião da vereadora, está relacionada à falta de saneamento básico, pois sem essa infraestrutura, o esgoto passa a contaminar o lençol freático. A contaminação do lençol freático alcança o alimento e provoca as doenças. Para Marines, diarreia, infecção intestinal e de pele são em decorrência da deficiência de saneamento básico. Recentemente, comentou a vereadora, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou a liberação de recursos para implantar no bairro São João uma rede coletora e tratamento de esgoto.

No bairro será construída uma Estação de Tratamento Compacta, bem como a rede coletora. O investimento somente no processo de implantação da estação é de aproximadamente R$ 3 milhões. Dentro dos próximos dias pelo sistema pregão, a Sanepar vai ser licitar a obra.