Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Admin

Vereadores acompanham ação de proteção de fonte no Bairro São Francisco

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, as crianças deram um verdadeiro exemplo de como cuidar da natureza. Isso porque os alunos da Escola Municipal Rocha Pombo estiveram no bairro São Francisco participando de uma ação de proteção de fonte, realizada por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente do Município.

O pedido para a recuperação da fonte foi feito pelo vereador Rodrigo Correia (PSC), em requerimento no mês de fevereiro onde solicitava a inclusão da nascente do Bairro São Francisco no Programa Municipal de Preservação e Conservação de Fontes. O pedido foi atendido na última quinta-feira, 22, e também acompanhado pelo vereador Fabrício Preis de Mello (PSD).

“A água é recurso natural essencial à vida. Sem ela, nenhuma espécie consegue sobreviver. Trabalhar pela sua conservação é um deve de todos. A conservação de fontes é uma ação fundamental para garantir água pura e cristalina para toda a comunidade do Bairro e também da cidade de Pato Branco”, pontuaram os vereadores.

Durante a ação, os alunos, acompanhados das professoras, tiveram uma aula ao ar livre sobre atitudes que podem ajudar a conservar a água. Vice-prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, lembrou as crianças que a água, embora exista em grande quantidade no Brasil, em outros países já é um bem totalmente escasso.

“Cerca de 30% da população mundial não tem água potável em casa. No Brasil, há dados que apontam que 40% da nossa água é desperdiçada todos os dias, seja na hora de escovar os dentes ou nos serviços de casa. Por isso, precisamos ter em mente que se não cuidarmos desse bem tão precioso ele vai faltar”, explicou.

Secretário do Meio Ambiente, Nelson Bertani pontuou que o trabalho é uma forma de garantir água de qualidade à população de Pato Branco. “Sendo a principal fonte de vida, não há como não realizar um trabalho de preservação e conservação das fontes. Essa é uma das nossas metas, tanto na cidade quanto no campo: garantir água limpa e de qualidade”, afirmou.

A preservação de nascentes contempla o Programa Municipal de Proteção e Conservação de Fontes, realizado pela Prefeitura desde 2013. Desde então, mais de 300 nascentes já foram recuperadas e contam com acompanhamento permanente das equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Todo o Programa é desenvolvido em parceria, também, com a Secretaria da Agricultura, Conselho Muncipal de Meio Ambiente, Emater/PR e Vigilância em Saúde.