Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereadores apresentam demandas da comunidade em requerimento

Além dos projetos de lei, os vereadores apresentaram requerimentos que reivindicam, propõem melhorias em diversas áreas,  por exemplo,  educação, saúde, infraestrutura, ainda, documento que salienta a atuação de instituição de ensino superior.

Resumo das proposições

Carlinho Antonio Polazzo (Pros)  Claudemir Zanco  ( PDT), Fabricio Preis de Mello (PSD), Joecir Bernardi (SD), José Gilson Feitosa da Silva (PT), Marines Boff Gerhardt (PSDB), Moacir Gregolin (PMDB), Rodrigo José Correia (PSC), Ronalce Moacir Dalchiavan (PP) e Vilmar Maccari  (PDT),  requereram envio de oficiado à Fadep – Faculdade de Pato Branco, em nome do seu diretor geral, professor Eliseu Miguel Bertelli,  parabenizando-a pela conquista do curso de Medicina, oficializada durante à tarde da última terça-feira, 01 de agosto, junto ao Ministério da Educação.  O documento destaca que “nos últimos 17 anos, a instituição  vem contribuindo para a construção de cidadãos críticos e reflexivos por meio de cursos de graduação e pós-graduação. Seu compromisso com a educação e sua responsabilidade social, reafirmam ano após ano sua missão institucional de promover a excelência no ensino superior”.

Fabricio Preis de Mello (PSD) solicitou  ao  Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMAPB), informe quais as medidas estão sendo tomadas, com relação ao descarte ilegal de esgoto no Córrego das Pedras, e no córrego que passa pela propriedade da família Bertuol, BR-158. Justifica-se a solicitação para informar quais as medidas às entidades fiscalizadoras estão tomando com relação a estes recentes passivos ambientais.

Joecir Bernardi (SD) sugeriu um estudo técnico com o intuito de analisar a possibilidade de instalar a rede de iluminação e calçadas na rua Irineu Parzianello, localizada no Parque Tecnológico. Justifica o pedido, pois não há iluminação e calçadas na referida rua, representando perigo para aos cidadãos e acadêmicos que ali transitam. Atendendo solicitação da população.

Gilson Feitosa (PT) requereu envio de  oficio ao Executivo Municipal, solicitando ao departamento competente,  documentos referentes ao Contrato nº 2339/2012/GP (correspondente ao Edital de concorrência 18/2012): termos aditivos,  boletim diário de Ocorrências, testes e amostras realizados no asfalto durante a execução da obra, termo circunstanciado provisório e termo circunstanciado definitivo. Também pediu providências para adequar a temperatura da água da piscina do Complexo Esportivo Largo da Liberdade. O  pedido justifica-se, pois, usuários da piscina procuraram esse vereador reclamando da temperatura baixa da água, principalmente nos dias mais frios. Segundo eles, pagam um valor significativo para frequentarem as aulas, entretanto, a temperatura da água não é satisfatória.

Maco Pozza (PSD) solicitou a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, informações sobre a real necessidade de aquisição de um Drone (veículo  aéreo não tripulado), justificando onde será utilizado? Qual o tempo a ser utilizado durante o ano? Qual o trabalho a ser exercido? Qualificações técnicas do operador? Qual modelo ?  Custo? E orçamentos para a devida aquisição, conforme prevê o projeto e lei n 97 /2017, que autoriza o executivo municipal a abrir crédito especial no exercicio de 2017, no valor de R$120.000,00.

Marines Boff Gerhardt (PSDB) a limpeza e remoção de entulhos que se encontram na área do Grupo de Escoteiros Coroados no Parque de Exposições, bem como a colocação de carga de pedras britas na área que empoça água. A solicitação é dos responsáveis pelo grupo de Escoteiros, pois os entulhos e a água empoçada trazem riscos à saúde das crianças por conta de reprodução de insetos como o mosquito aedes aegypti.

Professor Moacir Gregolin (PMDB) pleitou a readequação na estrada rural que da acesso à chácara Schavalla próximo à torre da OI e ao lado do Gralha Azul. Justifica-se o pedido tendo em vista que em alguns pontos da via em dias de chuva, ocorre acúmulo de água, dificultando principalmente para as crianças que precisam se deslocar até a escola, e também ocorre a entrada de lama em residências.

Rodrigo Correia (PSC) pediu  a inclusão no Programa Asfalto 100% da Rua Emilio Negri entre as ruas Itacolomi e Pedro Ramires de Mello, bairro Amadori.  Justifica o pedido tendo em vista a reivindicação dos moradores, pretendendo com o asfalto a melhoria na trafegabilidade tanto de motoristas como pedestres, proporcionando melhor qualidade de vida e segurança aos moradores.

Ronalce Moacir Dalchiavan (PP) requereu envio de oficio a Copel – Companhia Paranaense de Eletricidade, para que seja fechado o buraco deixado ao lado do poste após a manutenção na rede elétrica realizada no dia 21 de julho, em frente ao Edifício Andressa, rua Araribóia, 620, La Salle, devido ao fato de que uma das crianças, ao sair da Escola Maria Jurema Ceni, em frente ao Edifício Andressa, tropeçou e caiu no buraco, sofrendo ferimentos. Desse modo, torna-se urgente a necessidade de fechar o referido buraco o quanto antes.

Fabricio Preis de Mello (PSD)  e Rodrigo Correia (PSC)  sugeriram a pavimentação com pedras poliédricas no final da rua Nestor Cardoso, bairro Vila Esperança.  Justifica o pedido tendo em vista a reivindicação dos moradores, visto que a rua em questão possui calçamento quase que na sua totalidade, ficando aproximadamente  60  metros sem  pavimentação.