Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereadores aprovam  mudanças na legislação que fixa prazos  para alterações do trânsito

Os vereadores aprovaram em sessão deliberativa realizada na quarta-feira (24), duas matérias em última discussão e votação e onze projetos em primeira discussão. Entre eles, em ultima discussão, o projeto de  decreto, que concede a medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense à Sueli Rosa Dartora.  A iniciativa, de autoria da vereadora Marines Boff  Gerhardt (PSDB). A vereadora disse que homenagem busca valorizar  uma pessoa que faz um trabalho extraordinário de resgate da memória de Pato Branco. O Legislativo sob a sua direção (Sueli) tem dado provas de extrema qualidade, eficiência e imparcialidade.

Também aprovado o projeto de decreto legislativo que concede medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense ao herói de guerra José Argenta. José foi um dos sobreviventes escalados pela  Força Expedicionária Brasileira (FEB) para participar de conflito mundial. Esteve presente no final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do exército alemão, no conflito da tomada de Monte Castelo.

Sinalização

Aprovado o projeto de que altera a legislação que estabeleceu prazos para alterações do trânsito. O Departamento de Trânsito (Depatran) quer adotar o prazo de 30 dias, e não de 90 dias,  para divulgar nos meios de comunicação sobre alterações de sentido único de circulação com implantação de sinalização (vertical, horizontal e semafórica) de tráfego nas vias urbanas.

De acordo com o Executivo, autor do projeto, a alteração é necessária para agilizar a implantação de projetos e ações voltadas à segurança, educação e fluidez no trânsito, mas a morosidade provocada pela legislação prejudica o andamento dos trabalhos.  O projeto aprovado recebeu uma emenda. Ela fixa o prazo em até 30 dias.  O  texto original é de 30 dias.