Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereadores aprovam PL da campanha Outubro Rosa em Pato Branco

Foi aprovado na quarta-feira (15) um projeto de lei no Legislativo que inclui a “Outubro Rosa” no Calendário Oficial de Eventos do Município de Pato Branco. Segundo os autores do projeto, vereadores Rodrigo Correia (PSC) e Marines Boff Gerhardt (PSDB), a iniciativa tem o objetivo de divulgar e previr o câncer de mama e de colo uterino.

O projeto destaca que, a prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo a melhor maneira, estratégia para combater a doença. Para chamar atenção da sociedade, conforme a proposição, nas edificações públicas municipais, sempre que possível, será procedida à iluminação em rosa e a aplicação do símbolo da campanha ou sinalização, alusivo ao tema durante o mês de outubro.

Os vereadores justificam a iniciativa ao enaltecerem que, o Outubro Rosa é um movimento de conscientização realizado por vários segmentos publico e privado, é um mês direcionado às mulheres sobre a importância de prevenção e do diagnostico precoce do câncer de mama e colo uterino.   As ações do Outubro Rosa têm como foco principal palestras, debates, passeatas e outros de orientação, combinado com o uso do laço rosa, símbolo da campanha, ainda, sobre a importância da realização de exames como a mamografia e ultrassonografia.