Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Ubiracy José Tesserolli

Vereadores autorizam o Executivo a implantar o Castra Móvel em Pato Branco

Os vereadores aprovaram sete projetos de lei na sessão plenária de segunda-feira (02) do Legislativo. Entre eles, em primeira discussão, o projeto de lei, do Executivo, que pede autorização legislativa para abrir crédito especial, no valor de R$ 125 mil.

O investimento é resultado de emenda parlamentar destinada aquisição de uma Unidade Móvel [Castra Móvel] para a Unidade de Controle de Zoonoses (UCZ), com recurso repassado do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde.

A unidade será utilizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de acordo com o programa existente, para castração de animais [cães e gatos] pertencentes a famílias cadastradas no Cadastro Único (Cadúnico).

O vereador Fabrício Preis de Melo (PSD) explicou que abertura do crédito é uma conquista de longa data, bem como agradeceu o deputado federal Osmar Bertoldi que  viabilizou a compra do equipamento. O investimento é resultado de emenda apresenta por ele (Bertoldi), segundo observou o vereador, ainda comentou que, o valor não e elevado, mas em pouco tempo os resultados serão positivos.

“O Castra Móvel é para a causa animal, mas é um equipamento que preserva a saúde pública”, registrou o vereador, que acrescentou “Pato Branco está sendo referência  da causa animal. Recentemente, a votação da implantação da Unidade de Controle de Zoonoses, agora o projeto autoriza o funcionamento clínica [Castra Móvel].

O Castra Móvel é um veículo, itinerante, adaptado para a castração e atendimento móvel veterinário de animais como cães e gatos de rua. Objetivo é promover o equilíbrio entre saúde pública e o meio ambiente, além de promover o bem-estar animal, evitando à superpopulação.