Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Rodrigo

Vereadores conhecem estrutura da UPA, que realiza mais de 9 mil atendimentos mensais

Com 110 servidores, mais de 9 mil atendimentos mensais e uma estrutura física de quase 1,5 mil m², a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pato Branco é uma referência para quem busca atendimento médico de qualidade. Na última terça-feira, 22, os vereadores visitaram a Unidade e conheceram sua estrutura e funcionamento.

Acompanhados da coordenadora da Unidade, Marta de Souza, os vereadores Carlinho Polazzo (PROS), Rodrigo José Correia (PSC), Marco Pozza (PSD), Fabricio Preis de Mello (PSD) e Moacir Dalchiavan (PP) conheceram os consultórios clínicos, leitos de observação, quartos de isolamento, serviços de radiologia, entre outros setores.

A obra que teve investimento superior a R$ 3 milhões entre recursos estaduais e municipais, atende também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Aproximadamente 90% do atendimento realizado na UPA é de residente de Pato Branco. Os outros 10% ou mais são de moradores de cidades próximas, como Vitorino e Mariópolis.

Durante a visita, os parlamentares conversaram com servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardavam atendimento. De ambos, ouviram pedidos de melhorias. Uma delas em relação a falta de alguns medicamentos e também de profissionais. Segundo os vereadores, s pedidos serão levados ao Executivo.

“Constatamos que há falta de profissionais, como farmacêuticos, técnicos de enfermagem e enfermeiro, um exclusivo para a área de emergência. Ao lado do Executivo vamos procurar viabilizar essas contratações e buscar resolver um problema que acaba tendo reflexos no atendimento dos pacientes”, afirmaram os vereadores.

Recentemente a Unidade recebeu a visita de membros do Ministério da Saúde (MS), onde foram avaliadas as condições de funcionamento da UPA. O relatório atestou a qualidade do atendimento ofertado na Unidade de Saúde.