Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Autor: Rodrigo

Vereadores conhecem estrutura do Samu 192 e destacam o comprometimento em salvar vidas

Com mais de 15 mil atendimentos somente no primeiro semestre de 2017, o Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é referência em atendimento de qualidade e eficiência no serviço prestado no Sudoeste do Paraná. Conhecer esse serviço de perto, integrou a agenda de visitas institucionais dos vereadores de Pato Branco.

Na última terça-feira, 12, os vereadores Rodrigo Correia (PSC), Marco Pozza (PSD), Moacir Dalchiavan (PP) e Moacir Gregolin (PMDB) conheceram a estrutura do Samu 192, no Bairro Bortot. A visita foi acompanhada pela coordenadora geral do Ciruspar – Samu, Kelly Custódio dos Santos.

A base do Samu de Pato Branco conta com 45 servidores. São 07 médicos, 06 enfermeiros, 12 técnicos, 18 condutores e 01 auxiliar de serviços gerais. A estrutura funciona 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. O Samu conta com bases de atendimento em 10 municípios da região e conta com uma equipe ampla.

Na Central de Regulação, responsável pelo primeiro atendimento e encaminhamento das equipes de socorro, a estrutura também é grande. São 48 servidores, divididos entre radio-operadores, médicos (12h) e médicos (24) semanais, técnicos auxiliares de regulação médica, entre outros profissionais.

Durante a visita, os vereadores destacaram o importante serviço realizado pelo Samu. “Conhecer o funcionamento de uma estrutura pronta para salvar vidas, é extremamente importante. Além de muita responsabilidade, fica visível o amor e o comprometimento que existe em cada servidor. A população ganha muito com um serviço que é referência para o país”, afirmaram os vereadores.

Samu 192

O Samu 192 é administrado pelo Ciruspar (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná). É um consórcio público de direito público, onde está submetido a ele toda a estrutura administrativa, bem como as dez Bases Descentralizadas e a Central de Regulação. O Ciruspar é mantido com recursos da União, Estado e dos municípios.